quinta-feira, 7 de abril de 2011

Comer para dormir bem



Passou madrugadas acordado ou levantou sentindo que não dormiu bem? Cuidado com a insônia! Escolher alguns alimentos pode ajudar a combatê-la





Noites maldormidas são o pesadelo de muitos brasileiros. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira do Sono (2009), 43% da população do País não descansa a mente e o corpo durante o sono. Os motivos podem ser diversos. "Há causas orgânicas, como disfunções da tireoide, ou psicológicas, como estresse e ansiedade", explica a neurologista Rosana Cardoso Alves, do Centro de Neurologia e Medicina do Sono do Fleury Medicina e Saúde.



Sendo o sono essencial para repor as energias que gastamos durante o dia, a privação dele pode ser sentida em todo o organismo. "Os sintomas mais comuns são sonolência excessiva durante o dia, falta de atenção, alteração de memória, de humor e sensação de fadiga", conta Rosana Cardoso.

Para driblar esses efeitos negativos e mandar a insônia para longe da cama, práticas diárias saudáveis são muito bem-vindas, que vão desde manter o quarto livre de ruídos e iluminação até fazer exercícios físicos regulares. Na alimentação, ganham destaque alguns alimentos que podem contribuir para relaxar o organismo e até acalmar os nervos, o que aumenta as chances de uma noite mais tranquila.

Triptofano: aliado do sono

A nutricionista Andréia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional, recomenda a ingestão de arroz (de preferência integral), amaranto, amido e flocos de milho e banana. Apesar de serem bem diferentes na composição nutricional, todos são ricos em triptofano, elemento que ajuda a aliviar o problema da insônia. Outros alimentos também apresentam a substância, como leite e derivados, quinoa e cacau. "O aminoácido é um indutor natural do sono, pois aumenta a quantidade de serotonina no cérebro", esclarece a nutricionista Carla Yamashita, do Fleury Medicina e Saúde.


A serotonina já é um nome familiar aos nossos ouvidos. Famosa por promover o bom humor e regular o apetite, a substância é considerada um neurotransmissor, ou seja, uma molécula que atua na comunicação entre neurônios. Ela também contribui para regular o sono e é indicada por especialistas para combater causas comuns da insônia, como ansiedade, depressão e estresse. "A serotonina dá origem à melatonina, hormônio que influencia no momento de dormir, por reduzir a temperatura corporal e diminuir a latência para o início do sono", conta a nutricionista Andréia Naves, diretora da VP Consultoria Nutricional.


43% da população brasileira não descansa a mente e o corpo durante o sono

Terapias contra insônia

Elas ajudam a minimizar possíveis causadores da dificuldade de cair no sono, sobretudo o estresse:



Homeopatia: como nessa técnica o paciente é visto em sua totalidade - física, psicológica e social -, fica mais fácil tratar a insônia, já que ela pode envolver todos esses âmbitos.


Fitoterapia: substâncias derivadas das plantas, como passiflora, valeriana e tília, servem como calmantes naturais

Aromaterapia: os óleos essenciais mais indicados são de bergamota, camomila, lavanda e cedro. O óleo vegetal de calêndula também é boa opção. Misture três gotas de óleo essencial com 1 colher (sopa) de óleo vegetal e massageie o corpo. Se preferir inalar, coloque de três a cinco gotas em um recipiente com água quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por passar por aqui. Volte sempre!!!