quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uso do GET - em mudança de Estado

Hi everyone,

Vamos começar com um testezinho rápido. Diga agora, em inglês:

Ela se perdeu. Ele ficou bêbado. Melhorou.

E aí, o que saiu? Deu pra falar inglês? Veja as respostas:

Ela se perdeu -> She got lost
Ele ficou bêbado -> He got drunk
Melhorou -> It got better

Se você conseguiu dizer essas coisas, cool! Se não deu ainda, read on. Essa dica é considerada "básica" e tenho certeza que muita gente compreende os exemplos quando lê. Mas exposição à língua nunca é demais - portanto, qualquer que seja o seu caso, aproveite para ver como GET é usado para comunicar essas situações tão comuns.

A água está fria...
Antes de chegar no uso do GET, uma pequena recap: para descrever o estado de alguma coisa - por exemplo, da água do mar, dizemos simplesmente The water is cold.

Alguém está cansado? He is tired (Ele está cansado). Alguém está bêbado? She is drunk (Ela está bêbada).

Simples, não? Como você está se sentindo agora?
Here's my answer: I'm not tired. I'm not hungry. I'm a little thirsty.
Mas e quando o que você quer expressar é que não estava cansado, mas ficou; ou que não estava com fome, mas daí ficou?
Eu não estava com fome, mas daí fiquei

Para comunicar uma mundança de estado, a gente usa o GET. Eu não estava com fome quando cheguei na festa, mas quando vi a mesa de comida fiquei com fome. Veja:

I went to the party. I wasn't hungry... or so I thought! (Eu fui à festa. Eu não estava com fome... ou pensei que não estava!)When I saw the buffet, I immediately got hungry. (Quando eu vi o bufê, fiquei com fome imediatamente)

Mais um exemplo: a redação que a Sarah fez para a escola estava ruim: não fazia nem sentido. Depois de muito trabalho, ficou melhor.
I read Sarah's essay and it was bad. It made no sense! (Eu li a redação da Sarah e estava ruim. Não fazia sentido!)After a lot of work, it got better. (Depois de muito trabalho, [a redação] melhorou)

Veja esse exemplo usando estar pronta e ficar pronta:
(Mike) Jane... Are you ready yet? (Jane... Você já está pronta?)(Jane) No! Give me 5 minutes! (Não! Me dá 5 minutos!)
(Anthony) Where's Jane? We'd better leave now or we'll be late! (Cadê a Jane? É melhor a gente sair agora ou vamos nos atrasar!)(Mike) Jane is still getting ready... Don't worry, we won't be late. (Jane ainda está ficando pronta... Não se preocupe, a gente não vai se atrasar)

O uso de get + (algum estado ou sensação) é muito comum para descrever o processo de ficar daquele jeito. Algumas combinações super comuns são get tired, get hurt, get angry, get old, get lost, get better.

We had been walking for an hour. Lisa was getting tired with each step. (A gente estava andando havia uma hora. Lisa ficava mais cansada a cada passo)
Come on! Where's the food? Our guests are getting hungry and Jake is getting impatient.(E então? Cadê a comida? Nossos convidados estão ficando com fome e o Jake está ficando impaciente)

O que vc vê?

Olhe fixamente por 10 segundos para esses pontinhos no centro da imagem sem piscar, depois dos 10 segundos olhe para uma parede lisa e pisque várias vezes!!! O que vc vê????? Muito legal né?!!!





Moda Masculina




















Estresse em excesso pode levar ao surgimento de doenças graves

Entenda o mal que afeta cerca de 90% da população do planeta


O estresse ainda não é oficialmente considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas, em função de cerca de 90% da população do planeta sofrer do mal, a entidade já alertou para uma epidemia global. Hoje em dia, o estresse é visto, pela maior parte da comunidade médica tradicional, como um conjunto de sintomas físicos e emocionais que pode levar a outras patologias. A lista de problemas de saúde que podem surgir em função do estresse é imensa. Alguns deles são alergias, transtorno de pânico, infecções causadas por baixa imunidade, depressão, asma, bronquite, contração muscular crônica, enxaqueca, gastrite, obesidade e alguns tipos de câncer.


Mas o estresse só traz essas complicações quando é excessivo. O médico e acupunturista Ruy Tanigawa explica que um pouco de estresse sempre fez parte da vida dos seres humanos. Para o homem das cavernas, ajudava na defesa. Diante de uma situação de perigo, o estresse estimulava o organismo a produzir certas substâncias, como a adrenalina e o cortisol, capazes de fazer os músculos se fortalecerem, o que permitia que o indivíduo lutasse ou fugisse. O problema é que, atualmente, as situações de estresse são mais constantes e os processos fisiológicos do organismo humano ainda funcionam de forma bastante semelhante aos de nossos antepassados. Por isso, a produção de cortisol acaba sendo muito maior que a necessária, o que causa distúrbios. A psicóloga Fátima Bitencourt diz que para ser saudável, uma pessoa precisa ter uma situação de estresse seguida por uma de relaxamento, mas, "no mundo em que vivemos , relaxamos cada vez menos e nos estressamos cada vez mais", diz.



Na área da saúde, o termo estresse foi utilizado pioneiramente pelo médico endocrinologista canadense Hans Selye em 1936, na revista Nature. Ele aplicou a palavra para definir um conjunto de sintomas, como pressão alta, fadiga, desânimo e falta de apetite, que havia observado em diversos pacientes. Em 1950, Selye foi reconhecido como "o pai do estresse". Hoje, no Brasil, uma das grandes referências em estresse é a psicóloga Marilda Lipp, fundadora do Centro Psicológico de Controle do Stress e professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Segundo sua definição, o estresse é "um estado de tensão mental e física que produz um desequilíbrio no funcionamento global do ser humano e enfraquece seu sistema imunológico, deixando-o sujeito a infecções e doenças".


De acordo com a International Stress Management Association, o estresse positivo, chamado de eustresse, e o negativo, denominado distresse, causam reações fisiológicas similares: as mãos e os pés tendem a ficar suados e frios, o coração acelera e a pressão arterial aumenta. Mas, no nível emocional, os sinais são bastante diferentes. O eustresse motiva e estimula a pessoa a lidar com situações de conflito. Ao contrário, o distresse acovarda o indivíduo, fazendo com que se intimide e fuja da situação. A psicóloga Marília Dória ressalta que não é possível - nem desejável - evitar o estresse completamente. "Ele é um mecanismo de defesa muito útil para qualquer organismo. O ser humano necessita da adrenalina e das reações geradas pelo estresse para se manter revigorado, motivado e competente".

A especialista diz que, para alcançar um equilíbrio entre o eustresse e o distresse, é preciso mudar a forma como se vê os acontecimentos e adquirir hábitos de vida saudáveis. Essa combinação é, aliás, a recomendação da maioria dos profissionais que tratam pacientes com sintomas de estresse.

Faça uma automassagem para relaxar nuca, pescoço e as costas

Siga o passo a passo e alivie dores que incomodam o seu dia


Prática milenar da medicina chinesa tradicional, a auto massagem relaxa e ajuda a manter sua saúde em dia. De acordo com o terapeuta com especialização em shiatsu, Augusto Yssamu, a automassagem é recomendada para todos aqueles que não possuem doenças como diabetes, câncer e que não apresentem ferimentos no corpo. "Fazer uso de acessórios, como bolas e massegeadores, pode ser eficiente, desde que a pessoa não sinta dor", explica. Pessoas com diabetes, desenvolvem mais facilmente problemas vasculares.

A seguir, o massoterapeuta Sydney Donatelli, coordenador da escola Amor, em São Paulo, nos ensina as melhores maneiras para desfrutar dessa técnica. "A automassagem pode ser feita diariamente e, caso você não possa praticá-la, recomendo, no mínimo, um alongamento, que é capaz de amenizar um pouco as dores", diz o especialista. Siga o passo a passo para aliviar dores nas costas, pescoço, nuca e até na face.


Rosto: 1.Comece com uma fricção circular usando os dedos médio, indicador e anular na mandíbula, abrangendo a gengiva inferior e as glândulas salivares.




2.Continue a massagem na articulação da mandíbula e nesse ponto também faça uma pressão constante com a polpa do dedo indicador.




3.Faça movimentos circulares na região da gengiva superior.




4.Com os dedos polegar e indicador em forma de pinça, pressione levemente a região acima do lábio superior.



5.Continue com um pinçamento com o polegar opondo-se aos três dedos no osso e maçã do rosto, da asa do nariz à orelha.




Nuca: 1.Pressão com os polegares na base do osso occiptal (nuca), seguindo do centro , para as laterais até a linha posterior das orelhas.