domingo, 30 de janeiro de 2011

SINDROME DE PETER PAN



A Síndrome de Peter Pan foi aceita em psicologia desde a publicação de um livro escrito em 1983 The Peter Pan Syndrome: Men Who Have Never Grown Up ou "síndrome do homem que nunca cresce", escrito pelo Dr. Dan Kiley.



No entanto não há evidências de que esta síndrome seja uma doença psicológica real, e por isso não está referenciada nos manuais de transtornos mentais. Não consta, por exemplo, no DSM IV.

Psicologia

Esta síndrome caracteriza-se por determinados comportamentos imaturos em aspectos comportamentais, psicológicos, sexuais ou sociais. Segundo Kiley, o indivíduo tende a apresentar rasgos de irresponsabilidade, rebeldia, cólera, narcisismo, dependência e negação ao envelhecimento.

Mas agora vamos falar a verdade!! quem nunca sofreu ou sofre dessa síndrome? Como é bom pular na cama, chupar sorvete e se melecar toda, correr no parque, pisar na grama (com a plaquinha de  "proibido pisar na grama") usar vestido curto, ou então short curto....paquerar sem ninguém pra dizer..." que velha assanhada!!!" escorregar no escorregador e trocar as roupas das sua bonecas prediletas!!!
Eu tbém nãooooooooo quero crescer...quero viver no mundo encantado da Disney seeempre!!!! Isso é viver!!!!!

O que é envelhecer????




Envelhecimento


A expectativa média de vida aumentou significativamente nos Estados Unidos.


Uma criança do sexo masculino nascida em 1900 apresentava uma expectativa de vida de apenas 46 anos, enquanto que uma criança do mesmo sexo nascida hoje pode viver mais de 72 anos.


Uma criança do sexo feminino nascida em 1900 apresentava uma expectativa de vida de aproximadamente 48 anos, enquanto que uma nascida atualmente pode esperar viver cerca de 79 anos.

Apesar do aumento da expectativa média de vida, o período máximo de vida – a idade mais avançada alcançada pelas pessoas – alterou pouco desde que esse tipo de registro vem sendo realizado.

Apesar do maior conhecimento sobre a constituição genética e da melhoria dos cuidados médicos, ninguém parece ter vivido além dos 120 anos.

Teorias do Envelhecimento

Todas as espécies envelhecem e sofrem alterações notáveis desde o nascimento até a morte.

Os cientistas desenvolveram teorias tentando explicar a razão pela qual as pessoas envelhecem, embora nenhuma delas tenha sido comprovada.

Em última instância, podem ser extraídas de cada teoria explicações da razão das pessoas envelhecerem e morrerem.

No caso da teoria do envelhecimento programado, a velocidade com que uma espécie envelhece é predeterminada por seus genes. Os genes determinam quanto tempo as células viverão.

À medida que as células morrem, os órgãos começam a apresentar um mal funcionamento e, finalmente, não conseguem manter as funções biológicas necessárias para a manutenção da vida.

O envelhecimento programado ajuda na preservação da espécie; os membros mais idosos morrem em uma velocidade que permite o espaço para os mais jovens.

A teoria dos radicais livres propõe que as células envelhecem em decorrência de danos acumulados devidos às reações químicas que ocorrem no interior das células.

Durante essas reações, são produzidas toxinas denominadas radicais livres. Os radicais livres terminam lesando as células e fazendo com que o indivíduo envelheça. Com o passar do tempo, mais e mais lesões são causadas, até muitas células não funcionarem normalmente ou morrerem.

Quando isso acontece, o organismo também morre. Espécies diferentes envelhecem em velocidades diferentes, dependendo de como as células produzem e respondem aos radicais livres.

O choro do filhotinho!! O que fazer???

Lembre-se que, ao levar seu filhote para casa, você o separou da mãe, dos irmãos e dos ‘humanos' que ele conhecia. É natural, portanto, que ele se sinta ‘abandonado' durante a noite. O choro/uivo do filhote à noite, é a forma instintiva que ele tem de chamar sua família/matilha para aconchegá-lo. NO ENTANTO, se cada vez que ele chorar você aparecer, ainda que para dar uma bronca, você está ensinando ao bebê que chorando as coisas se resolvem e ele recebe o prêmio que queria: a sua presença. Portanto, a principal medida a tomar é ter paciência e não ceder aos choros/uivos do cão.

Mas você pode também tentar se prevenir deste problema:

– no dia em que você pegar o filhote, use uma camiseta bem velha que possa ser ‘doada' ao cão. Passe o dia com ela e, na hora de recolher o filhote, deixe a sua camiseta com ele. Como ele já começa a conhecer seu cheiro e a camiseta está impregnada de um odor que o filhote conhece, ele se sentirá mais seguro e assim a tendência é que ele não chore ou choramingue apenas por um breve período.

– prefira alimentá-lo perto da hora de dormir e antes da comida, brinque bastante com ele, deixando-o cansando...

– coloque brinquedos e distrações para ele na caminha, existem brinquedos de pelúcia que simulam outro cãozinho.

COMO NASCEM AS ESPINHAS.

Elas podem surgir em todas as idades, nos bebês, adolescentes e adultos. Quem não sofreu com um comedão que evoluiu para uma pústula? O que são estas coisas de nomes estranhos? São os cravos e espinhas que costumam aparecer na face (na maioria dos casos), ombros e tronco. Existem mais de 50 tipos de doenças acnéicas , mas a forma mais comum é chamada de acne vulgar, que se manifesta sob na forma de cravos (comedões), espinhas (pápulas - elevações) e pústulas (espinhas, contendo pus). Nos casos mais graves, uma simples espinha pode se transformar num abscesso e/ou cisto, dando origem a cicatrizes, em graus variáveis.




A acne, termo genérico utilizado para caracterizar essas lesões, na pele, possui várias causas:

- entupimento dos poros por pele morta;


- aumento da produção de sebo;


- ação da bactéria Propionibacterium acnes;


- outras alterações das células do folículo.


Embora as espinhas apareçam em todas as idades, é na adolescência que elas são mais frequentes. Por que isto acontece? Porque, nesta fase, ocorre ajuste fisiológico (aumento e/ou diminuição) dos níveis hormonais. Estes causam a elevação do número das glândulas sebáceas que, em grande maioria, estão conectadas aos folículos pilosos, e produzem sebo. Acredita-se que, expulso através da abertura dos folículos, o sebo estimule as células da parede interna do poro, o que faz com que elas se desprendam e se agrupem, formando uma espécie de rolha: o tradicional cravo.

Sebo e células favorecem o crescimento bacteriano, no interior do folículo. Estas bactérias podem produzir substâncias que causam a ruptura da parede folicular. Conclusão: sebo + bactérias + células descamadas da parede do poros expandem-se na pele, causando eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e pus, ou seja, uma espinha "vermelhona".

Mitos e cuidados

Comer chocolate, estresse, lavar o rosto várias vezes ao dia, anticoncepcional, menstruação e produtos de beleza - nada disso causa espinha. No entanto, o mesmo não se pode dizer das vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12):


"É preciso ficar atento a estas vitaminas. Elas estão presentes nos alimentos industrializados (lácteos achocolatados, biscoitos vitaminados, iogurtes vitaminados, alguns tipos de macarrões orientais, etc.) e podem causar espinhas", diz o dermatologista Paulo Roberto dos Santos. Além das vitaminas do complexo B, os remédios utilizados no tratamento de tuberculose, também, podem desencadear o surgimento da acne.


O dermatologista destaca que, no caso dos chocolates, há casos especiais. "Se uma pessoa é sensível aos chocolates e percebe que, ao comê-los, aparece alguma espinha ou aumenta o número delas, então, é melhor evitá-los". Outra orientação importante é: "nunca se deve manipular, coçar ou espremer as espinhas, nem fazer limpeza de pele em salões de beleza. O melhor é procurar um especialista antes que elas se transformem em lesões mais evoluídas e tragam problemas mais sérios."


"Para tratar a acne é preciso, também, ter paciência, pois, o tratamento leva de dois a quatro meses para inativar a doença. Depois deste período, é necessário fazer manutenção para consolidar os resultados. O tratamento utiliza produtos tópicos (sobre a pele) e sistêmicos (medicamentos de ingestão pela boca, cujo objetivo é atuar no fenômeno inflamatório severo, local). Já a remoção das cicatrizes só é feita com o auxílio de peeling (soluções de ácidos fortes)", lembra o Dr. Paulo Roberto.


Sol, faca de dois gumes


A exposição ao sol, nos horários impróprios, entre 10 e 17h, pode causar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele, mas expor-se nos horários adequados, ajuda durante o tratamento da acne, defende Dr. Paulo Roberto. O ideal é tomar sol, sob orientação médica, para poder usufruir seus benefícios sem agravar a doença.

BISCOITO DE MANTEIGA CASEIRO!!!



INGREDIENTES


3 xícaras de farinha de trigo

200 gramas de margarina

1 xícara de açúcar

1 colher de sopa de pó royal (é uma colher e meia)

1 unidade de ovo

PASSO A PASSO

Colocar todos os ingredientes numa travessa e misturar até formar uma massa homogênia. fazer bolinhas e levar para assar por 15 min.

OBS:ele fica branquinho encima e douradinho embaixo.