quarta-feira, 6 de abril de 2011

Implantes Dentários



Como funcionam os implantes dentários?


O que são implantes dentários?

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Como funcionam os implantes dentários?

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Dentaduras parciais e próteses montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação ou a fala.


Esta segurança ajuda as dentaduras parciais e pontes, assim como coroas individuais colocadas sobre implantes, que proporcionam uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.


Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos, ápices alveolares pouco pronunciados ou aparelhos.


Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Uma vantagem dos implantes é não ser necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar.



Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis.


Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.


Os implantes são, em geral, mais caros que outros métodos de substituição de dentes e a maioria dos convênios não cobre seus custos. A Associação Dentária Americana considera seguros dois tipos de implantes. São eles:

Implantes ósseo integrado: estes são implantados cirurgicamente diretamente no osso maxilar.


Uma vez cicatrizada a região da gengiva que o circunda, uma segunda cirurgia é necessária para conectar um pino ao implante original.



Finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao pino, individualmente, ou agrupado em uma prótese fixa ou dentadura.



- Implantes subperiósticos: consistem numa estrutura metálica que é encaixada sobre o maxilar bem abaixo do tecido da gengiva. Assim que a gengiva cicatriza, a armação torna-se fixa ao maxilar.



Pinos, que são ligados à armação, projetam-se através da gengiva. Assim como no implante ósseo integrado, dentes artificiais são, então, encaixados nos pinos.

Alimentação com cara de outono


Com o outono, os dias ficam mais frescos e muita gente abusa de comidas típicas da época, como os famosos fondues, queijos e vinhos. Apesar de termos mais tendência a emagrecer durante o tempo frio, já que a temperatura aumenta nosso metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia para nos aquecer, é importante não descuidar da alimentação. Para não ganhar uns quilos extras, a solução é diminuir as calorias e controlar o que ingerimos. Afinal, é mais fácil retirarmos os agasalhos quando a estação acabar do que as gordurinhas extras.




Vale lembrar que, na prática, calorias representam o tanto de energia oferecida ao seu corpo através dos alimentos. Para ter uma ideia, os carboidratos e proteínas contêm quatro calorias por grama, contra sete oferecidas pelo álcool e nove pelas gorduras. Por esse motivo tanto se insiste para que não se coma frituras ou alimentos gordurosos. Vitaminas e sais minerais estão presentes nos alimentos e não fornecem calorias.



Sendo assim, podemos abusar das comidinhas quentes e magras. Só tome cuidado com o excesso de alimentos e, caso queira experimentar comidas mais gordurosas, contente-se com porções pequenas. Os chás são uma ótima alternativa para esquentar o corpo, além de trazerem benefícios para a saúde. A bebida pode ser feita com gengibre, cravo, canela, maçã ou ervas ou mate.



Sopas podem funcionar como pratos únicos quanto tiverem carne com batata, arroz ou macarrão, ou podem ser servidas na entrada, geralmente preparadas somente com legumes. Outra opção é preparar uma salada caprichada no almoço e optar por saladas de legumes no jantar. Confira abaixo mais algumas sugestões práticas de alimentos para o outono.



Saladas

Folhas diversas (rúcula, alface americana, escarolas, alfaces, etc), tomates, tomates cerejas, pepino, cenoura, beterraba, palmitos, cogumelos, picles, cubinhos de queijo magro, peito de peru e frutas (morango, laranja, maçã, uva passa, etc).



Legumes cozidos

Brócolis, couve flor, chuchu ou palitos de cenoura. Esses alimentos podem ser servidos em temperatura ambiente (eu tiro da geladeira cerca de 30 minutos antes de comer) ou aquecidos. Tempere com azeite, sal, limão e, para variar, alho torrado, folhas de manjericão ou orégano fresco.



Legumes grelhados

Corte fatias transversais de berinjela, abobrinha, cebola ou pimentão em rodelas. Aqueça-os e regue com um fio de azeite. Depois disso, os alimentos podem ser preparados tanto no grill como numa frigideira teflon. Deixe os legumes ficarem dourados e sirva com molhos. Você também pode usa-los em sanduíches



Molhos

» Opção 1: misture molho shoyu, azeite, cebolinha e gengibre ralado.

» Opção 2: misture azeite, sal, aceto balsâmico e um dente de alho picadinho.

» Opção 3: misture iogurte desnatado, alho picado, pouco azeite, sal, mostarda e maionese light.

» Opção 4: misture iogurte desnatado, alho picado, pouco azeite, sal, mostarda, maionese light e catchup.

» Opção 5: misture iogurte desnatado, alho picado, pouco azeite, sal e ervas finas (ou orégano, hortelã, alecrim, sálvia).

» Opção 6: misture azeite, aceto balsâmico e sal.

» Opção 7: misture molho shoyu e vinagre de maçã.

» Opção 8: salpique orégano, sal e uma colher de chá de azeite em uma fatia de pão integral light. Depois disso, asse no forno ou forninho e corte como croutóns.

Pizzas rápidas e saudáveis para o jantar

» Falsa pizza de mussarela: separe duas fatias de pão integral light e coloque, em cada uma, uma fatia de queijo mussarela, orégano, sal e rodelas de tomate a gosto. Depois isso, basta levar ao forno.

» Falsa pizza de atum: separe duas fatias de pão integral light e espalhe por cima ½ lata de atum bem escorrida, cebola e tomate picados, uma colher de sopa de queijo cottage e uma colher de chá de azeite. Leve ao forno e depois é só se deliciar.

Frutas

No café da manhã, delicie-se com frutas da estação e capriche na hora de colocar à mesa. Corte em pedacinhos a fruta de sua preferência e depois polvilhe com farelo de aveia. Como sobremesa, salpique canela e adoçante culinário na maçã, banana ou abacaxi. Depois disso, leve ao microondas em potência alta durante cerca de 1 a 2 minutos).



Se além de deixar o corpo em forma você também busca relaxamento, a velha receita de escalda-pés da vovó pode ser eficaz. Além de manter o corpo mais aquecido, ainda aumenta a circulação, ativando o intestino e o prazer sexual. Para aproveitar esses benefícios, basta colocar água aquecida em um balde, numa altura que cubra sua panturrilha. A ideia é que a água esteja o mais quente possível, só tome cuidado para não se queimar. Depois de mergulhar as pernas no recipiente, cubra-as com uma coberta para aproveitar o vapor e estimular toda a circulação do corpo.

Arroz Preto!!!

arroz-preto

Você já ouviu falar sobre o arroz preto? Assim como o arroz branco e outros tipos de arroz , o arroz preto retém a parte nobre, que geralmente é removido para refinar o arroz branco tradicional. Isso significa que ele mantém os benefícios nutricionais originais o que não ocorre com o arroz branco beneficiado.



Na antiga China, o arroz preto era apenas servido aos nobres. Quem era pego comendo arroz preto, estava à pena de morte. Esta é a razão pela qual nos antigos tempos chineses, o arroz preto era conhecido como o “Arroz Proibido”.


Hoje, esse tipo de arroz estão sendo distribuído por todo o mundo e seus benefícios nutricionais foram descobertos. Considerado como um “Super Alimento”, o arroz preto possui vitaminas, aminoácidos e minerais, além de grandes quantidades de fibra.



O arroz preto também contém antocianinas, uma boa fonte de alimento antioxidante que é um componente ideal para a prevenção do câncer e outras doenças graves. Esta é a razão por que ele tem cor escura, azul roxo. Este antioxidante também é responsável por boa memória e mantém um coração saudável.



Este arroz tem também menos açúcar, tornando-o ideal para pessoas diabéticas. Ele também contém mais fibra do que o arroz integral, ajudando assim a perder mais de colesterol e diminuir os riscos de hipertensão. O arroz preto é uma boa alternativa para a sua refeição diária. Em vez de entregar-se a uma dieta gordurosa, porque não experimentar o arroz preto?


O arroz preto é um grade amigo do coração, previne o câncer e pode também promover a perda de peso. Você pode adquirir arroz preto nos supermercados ou pode até comprar online através de diferentes lojas de varejos online.

Corantes Alimentares X Hiperatividade

11089226



A FDA (agência que regula remédios e alimentos nos EUA) está analisando a ligação entre corantes encontrados nos alimentos do dia a dia e hiperatividade em crianças.



Em uma reunião de dois dias que começa nesta quarta-feira, um comitê consultivo da FDA irá decidir se os dados disponíveis relacionam os corantes à desordem.


O painel vai recomendar na quinta-feira (31) se a agência deve regular os corantes, fazer mais estudos sobre o assunto ou exigir rótulos melhores dos aditivos. Ainda podem recomendar que a FDA não faça nada.



A agência reguladora disse que até agora não existe nenhuma relação comprovada entre corantes e hiperatividade na maioria das crianças. Mas afirmou que em “certas crianças suscetíveis”, a hiperatividade e outros problemas comportamentais podem ser exacerbados por corantes e outras substâncias nos alimentos.



Defensores da saúde pública concordam que os aditivos não parecem ser a causa principal da hiperatividade, mas dizem que os efeitos dos corantes em algumas crianças é suficiente para interdição das substâncias.


O FDA vai realizar a reunião em resposta a uma petição 2008 apresentada pelo grupo de defesa Centro de Ciência no Interesse Público para proibir oito corantes.


Michael Jacobson, diretor do grupo, disse na reunião de quarta que a única razão para os corantes nos alimentos é enganar os consumidores. Alguns fabricantes usam menos corantes nos mesmos alimentos vendidos na Europa, por causa de preocupação dos europeus com a hiperatividade.


“Corantes são geralmente usados para deixar junk food mais atraente para crianças, ou para simular a presença de uma fruta saudável ou outro ingrediente natural”, disse Jacobson. “Apenas os fabricantes de corantes sentiriam falta dos aditivos nos alimentos.”


Jacobson admitiu que proibir completamente as substâncias seria difícil, pedindo à FDA para pelo menos colocar advertências nos rótulos das embalagens dos alimentos.


Os cientistas e defensores públicos têm debatido o assunto por mais de 30 anos, com o crescente aumento do uso de corantes em alimentos. O painel consultivo vai peneirar uma variedade de estudos durante a reunião de dois dias, sendo que alguns apresentam mais de uma relação entre corantes e hiperatividade do que outros.


A indústria alimentar está alertando os consumidores a não apressar o julgamento. David Schmidt, presidente e CEO do International Food Information Council Foundation, um grupo da indústria alimentar, disse que os corantes ajudam os consumidores a aproveitar os alimentos por manter ou melhorar a aparência.


Sugerindo uma ligação entre os aditivos de cor e o transtorno de déficit de atenção em crianças “poderia ter consequências não intencionais, assustando desnecessariamente os consumidores sobre ingredientes seguros que são consumidos todos os dias”, disse ele.

Óleo de Oliva na Osteoporose

86057321

A ingestão de cálcio associado a vitamina D é responsável pelo combate à osteoporose, doença que fragiliza os ossos e aumenta os riscos de fratura. R.Santiago-Mora e colaboradores da Unidade de Metabolismo Mineral, do Hospital Universitário Reina Sofía, Córdoba estudam o tema.




Os autores constataram que a azeitona é rica em polifenóis e também oleuropeína que ajuda a combater os radicais livres e eventualmente pode ajudar a combater a osteoporose. Com isso abre se a possibilidade de combater a osteoporose ingerindo azeitonas ou utilizando algumas colheres de azeite de oliva mas não há evidências de que isso realmente ocorra. As pesquisas que mostraram que a incidência de osteoporose na Europa mais baixa nos países mediterrâneos. Nesses países, estima-se que a ingestão de azeite de oliva varie entre 30 g e 50 g diários por pessoa, ou seja, aproximadamente 1,16 mg de oleuropeína/dia. Contudo, outros fatores podem influenciar o tecido ósseo, como características genéticas, exposição ao sol, atividade física e hábitos de vida. Por isso, não parece prudente responsabilizar apenas a dieta mediterrânea pelas diferenças de densidade óssea encontradas nas diversas populações. A principal restrição nutricional das azeitonas decorre de seu método de conservação, que usa salmoura, o que aumenta muito seu teor de sódio devem ser usado com parcimonia por pacientes hipertensos.

Retarde o Envelhecimento Comendo uma Castanho por Dia


1 castanha por dia…


Não mais do que isso, garante as doses de selênio de que seu corpo precisa para preservar cada célula, botar para fora possíveis substâncias tóxicas e viver mais!


Cabe na palma da sua mão, e ainda sobra um espaço e tanto, a arma que vai superproteger as unidades microscópicas do seu organismo. Em segundos, ao mastigar uma única castanha-do-pará, você recarregará os níveis de um mineral extremamente importante para uma vida longa e saudável: o selênio. A pequena oleaginosa repõe a quantidade do nutriente necessária para dar combate ao envelhecimento celular, causado pela formação natural daquelas incansáveis moléculas que danificam as células, os radicais livres.



Um estudo na Nova Zelândia, atesta que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará recentemente rebatizadas castanhas-do- brasil eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Mas provavelmente os neozelandeses não usaram o legítimo produto brasileiro. Ora, nós somos sortudos. É que as castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do país são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia. E com uma unidade da nossa castanha já é possível encontrar bem mais do que isso de 200 a 400 microgramas do bendito selênio. Aliás, o limite de consumo diário do mineral é de 400 microgramas, portanto, não vá com muita fome ao pote. No caso de uma criança, meia castanha seria suficiente.



E por que toda essa fama do selênio? Ele é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres. O selênio se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes. Na ausência dele, as tais enzimas ficam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo.



O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro. É que, com essa capacidade de acabar com a farra dos radicais livres, as células nervosas seriam preservadas, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade. Estudos já estão sendo feitos por serem possíveis alguns benefícios do selênio em portadores do mal de Alzheimer. A tireóde também funciona melhor na presença do selênio. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.

12 alimentos para combater a depressão

Ricos em nutrientes, eles garantem bem-estar e ajudam no tratamento da doença



A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença. Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de "saciedade".

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. "Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de "matérias primas" (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas)", ressalta Navarro. A seguir, conheça alguns alimentos que melhorar o seu humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma "forcinha" no combate da doença.

Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: elas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante. Segundo a nutricionista Abykeyla Tosatti, elas colaboram para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas. Mas também dá para fazer um mix saboroso dessas oleaginosas.






Leite e iogurte desnatado: eles são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. "O cálcio ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele participa também das contrações musculares, dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos e regulariza a pressão arterial", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti. É recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia.




Frutas: Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor. "Todas estas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias.




 
Laranja e maçã: elas ganham destaque porque fornecem ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.




Banana e abacate: a banana é rica em carboidrato (hidratos de carbono), potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia. "A fruta diminui a ansiedade e ajuda a ter um sono tranquilo", explica Abykeyla. Tão bom quanto, o abacate é outra ótima opção, e antes de dormir. Consuma duas colheres de chá da fruta pura (sem açúcar ou adoçante) todos os dias antes de se deitar.


 
Mel: esse alimento estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para usufruir dos benefícios, duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes.



Ovos: "Eles são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor", aponta Abykeyla Tosatti. O recomendado é uma unidade por dia, no máximo. Quem tem colesterol alto deve se preocupar com o consumo em excesso, e evitar, principalmente a versão frita.





Carnes magras e peixes: "O triptofano, presentes nestas fontes de proteína, ajuda no combate da depressão e melhora o humor, pois aumenta a produção de serotonina, que exerce grande influência no estado de humor, pois é capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono", enfatiza a nutricionista Abykeyla Tosatti. Ela recomenda entre uma e duas porções por dia, principalmente de peixes como atum e salmão.





Carboidratos complexos: eles ajudam o organismo a absorver triptofano e estimulam a produção do neurotransmissor serotonina, que ajuda a reduzir as sensações de depressão. "Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. Alimentos fontes de carboidratos: pães, cereais integrais (trigo, arroz)", explica a especialista Abykeyla Tosatti. A recomendação é de 6 a 9 porções diárias.





 
Aveia e centeio: os dois são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. "Estes nutrientes possuem grande importância, pois, melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão", diz a nutricionista Abykeyla Tosatti. A recomendação é de, pelo menos, três colheres de sopa cheia por dia.





Folhas verdes: estudos mostram que uma alimentação com consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada a menor prevalência de sintomas depressivos. Um dos alimentos ricos em folato são as hortaliças folhosas verde-escuras (espinafre, brócolis, alface). "Algumas pesquisas mostram que indivíduos deprimidos podem apresentar baixos níveis de vitamina B12, levando a diminuição do folato e o desequilíbrio do metabolismo dos neurotransmissores do cérebro associados ao controle do humor", adverte a especialista Abykeyla Tosatti. O recomendado é a ingestão diária de três a cinco porções por dia.