terça-feira, 5 de abril de 2011

Mesa de páscoa!!

Linda a mesa!!!!

Significado da Páscoa!!!


PÁSCOA

Qual é o significado da Páscoa?
Apesar de possuir várias interpretações dependendo da religião a que está ligada, a Páscoa tem o mesmo significado que é o da liberdade, o de ser um ritual de passagem.
Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
Para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida - marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho - comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.
Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica são rituais de passagem:
Páscoa Cristã - lembra a jornada de Jesus da morte à vida.
Páscoa Judaica - travessia pelo Mar Vermelho, da escravidão à liberdade.
Fonte: Smartkids.

Epidemia de Conjutivite



São Paulo enfrenta nesse momento uma grave epidemia de Conjuntivite. Você com certeza deve ter sabido de algum caso de conjuntivite no seu trabalho, na escola, na faculdade e até mesmo em casa ( eu mesma estou!!). Trata-se nada mais nada menos de 60 mil casos de conjuntivite que foram registrados nas ultimas sete semanas.
Algumas cidades do litoral paulista também está sofrendo Epidemia como:  São Sebastião, Ilhabela e Peruíbe. O G1 explica que o centro de controle de doenças da capital já enviou comunicados para escolas e creches com informações sobre os sintomas e prevenção da doença.

O que é Conjuntivite?

 É uma inflamação ocular, uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a quinze dias e não costuma deixar seqüelas. É contagiosa, portanto pode ser passada para o outro.

Epidemia em São Paulo

Quando os casos foram dectados, os profissionais de saúde foram orientados a ampliar as ações de vigilância e foi enviado um alerta a escolas e creches, que receberam orientações sobre as medidas de controle.


Conjuntivite - epidemia


De acordo com os médicos, esse tipo de conjuntivite não costuma ser muito grave e passa em poucos dias. Mas a doença é altamente contagiosa e pode ser transmitida pelo ar ou se a pessoa tocar um objeto tocado por outra doente que tenha coçado os olhos.
Segundo a Folha de São Paulo, o Hospital das Clínicas está com uma média de atendimento de 300 casos da doença por dia. Apenas na manhã desta sexta-feira foram 200 registros. No pronto-socorro oftalmológico da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) a média também é de 300 atendimentos, com picos de 400 casos em alguns dias.

Tratamento e Medicamentos

COnjuntivite - lavar as mãos

A conjuntivite é transmitida principalmente pelo contato direto da mão com o olho, por objetos contaminados e por piscinas. Por tanto deve haver um cuidado especial para que antes de falarmos em tratamento, a prevenção seja feita. Por isso, tenha muito cuidado nos transportes públicos, ao pegarem em corrimão, e nunca levar as mãos aos olhos. Pelo contrário, lave-as sempre que possível.
Para o tratamento, o que se tem a fazer é procurar um médico imediatamente, nunca se automedique. Existem colírios específicos para cada tipo de conjuntivite. Alguns possuem anti-inflamatórios, outros antibióticos e ainda há os com anti-alérgicos.