quinta-feira, 28 de abril de 2011

O significado das cores e seus efeitos nas pessoas


Creative Commons License photo credit: josef.stuefer
 
Cores, cada um tem uma preferida e que se identifica mais, isso é decorrente talvez das sensações que temos ao vermos certa cor ou é parte somente do gosto mesmo, o fato é que essas cores causam algum tipo de sensação e isso precisa ser levado em conta quando usado em design, decoração, em pinturas de casas e cômodos etc.

Psicologia das cores. Um texto mais completo sobre o significado das cores

A psicologia das cores não é uma ciência, mas um estudo em curso, dos efeitos que a cor tem sobre a psique humana. Embora algumas cores universalmente irá impulsionar diferentes emoções dentro de uma determinada região, pode haver diferentes resultados em função da idade grupos também.

A Rose for LuAnn
Creative Commons License photo credit: Randy Son Of Robert

Vermelho é a cor mais emocional que irá entregar qualquer um dos seguintes sentimentos aos seus visitantes / leitores, dependendo do maneirismo e intenções de usá-lo você tem que usá-lo: energia, força, paixão, erotismo, fogo, luxúria, desejo, de sangue , risco de guerra, perigo, atenção e romance. Quando você pensa desta cor que você deve estar pensando sobre o coração, e parar de sinais fogo caminhões.

String of hearts
Creative Commons License photo credit: aussiegall

Pink cor suave que irá entregar os seguintes sentimentos: Romance, amor, amizade, feminilidade, a verdade, a passividade, a boa vontade, cura emocional, a paz, calma, carinho, maturidade emocional, cuidando, alimentando, sabor doce, doce cheiro, ethereal, delicadeza. Pode também dar a emoção de dedicar ao câncer de mama. Por razões óbvias, pode ver porque a National Breast Cancer Foundation (Fundação Americana sobre câncer de mama) escolheu esta cor para o cancro da mama sensibilização mês. Você deve estar pensando sobre as mulheres, romance e balas quando você pensa desta cor.

Red and Orange Butterfly on a yellow flower - France - July 2006
Creative Commons License photo credit: Gaetan Lee

Laranja é uma cor estimulante e é utilizada para ser associado com a vida e saúde. Nos restaurantes, é utilizado para incentivar apetite. Laranja é também associado com a tropicais, frescas e revigorantes. Laranja geralmente está associada com os seguintes sentimentos: calor, energia, vitalidade, o sol, amigável, intensa, alegria, trópicos, um crescimento de coisas, o calor, a criatividade, outono, Terra, estimulantes do apetite, e da juventude. Quando você pensa sobre laranja você deve estar pensando sobre as laranjas frescas, sunsets e amanheceres.

Free dirty distressed scratched leather texture for layers
Creative Commons License photo credit: Pink Sherbet Photography

Marron é um tom terroso e geralmente está associada com o crescimento e a vida. Ao usar o marrom é geralmente associada com a saúde e a natureza. O típico emoções derivadas de castanha são: terra, pensamento materialista, em casa, ao ar livre, de baixo custo, fiabilidade, credibilidade, conforto, durabilidade, estabilidade, simplicidade, conforto, longevidade, intimidade, tranquilidade, masculina, alimentando, contentamento, fertilidade, a generosidade, a sujeira , substância, praticidade, e trabalho duro. O Marron é melhor usado com uma textura para atribuir estas coisas, caso contrário, ela é simplesmente a planície de uma só cor. Quando você pensar de marrom deve ser pensando em terra, madeira etc.

The force be with you
Creative Commons License photo credit: controltheweb

Ouro é uma cor que exerce riqueza e tem um sentido geral de classe a ele associados. A fim de ser utilizado correctamente para obter estas conotações ainda que deve ser brilhante em alguns maneirismo outro que parece barato. A óbvia e só pensar que vem à mente quando se utiliza ouro é o dinheiro. Dinheiro e riqueza são as duas principais associações e universal com a cor ouro. Quando pensar em ouro você deve estar pensando em casamentos, bandas de classe, e riqueza.
Lemon splash
Creative Commons License photo credit: Lori Greig

Amarelo (Amarelo) é dito para estimular a atividade mental e ser uma das cores primárias de atenção. Ao usar o amarelo é melhor não utilizá-lo demasiado leve ou perde é estimular efeitos. O típico emoções que são derivados de amarelo são: inteligência, luz, a cooperação, a luz do sol, alegria, felicidade, inteligência, energia, alegria, otimismo, pureza, carinho, honra, prudência (apenas quando utilizados em pequenas quantidades), covardia (embora apenas nos últimos trinta anos ou mais), a imaginação, a esperança, o Verão, a filosofia, a incerteza, intranqüilidade, de glória, e iluminação. Quando você está pensando em você deve estar pensando amarelo do sol, de religião e de precaução sinais.

little monks playing in the afternoon
Creative Commons License photo credit: Sukanto Debnath
Verde é uma terra e de apaziguamento cor que pode também implicar inteligência também. Tem também as implicações do dinheiro com isso, mas normalmente apenas nos os E.U.A. Normalmente verde está associado com as seguintes emoções: terra mãe, cura física, monetária sucesso, abundância, fertilidade, crescimento, renovação, da juventude, a estabilidade, a resistência, a frescura, a natureza, o ambiente tranquilo, refrescante, calma, esperança, imortalidade, da saúde, cura, boa sorte, a renovação, a juventude, a inveja, as árvores, grama, vigor, crescimento, a harmonia, a inveja, calma, a contemplação, e simpatia. Quando pensar em verde você deve estar pensando em dinheiro, saúde e tranqüilidade.

wham:a different corner
Creative Commons License photo credit: visualpanic
Azul é a cor da sabedoria e da confiança, que é também a cor preferida de mais de 2 / 3 das pessoas no mundo e é a cor que a maioria das culturas aceitam. Isto pode ser porque o céu é azul e a água reflete o céu visto fazendo mais coisas sobre o planeta azul. É geralmente associada com a tecnologia e progressiva criatividade. Os sentimentos mais comuns que as pessoas têm com o azul são: comunicação, sabedoria, proteção espiritual inspiração, calma, tranquilidade, fluidez, água, mar, criatividade, paz, calma, mais elevados pensamentos, o céu, devoção, progresso, liberdade. confiança, lealdade, inteligência, resseguro, artistry, compaixão, tristeza, tranqüilidade, confiança, segurança, limpeza, ordem, conforto, frio, tecnologia, inteligência, idéias, compartilhar, empatia, o relaxamento, a afetividade, inspiração, amizade, paciência, contemplação, infinito, harmonia, não ameaçador, e fiabilidade. Quando pensar em azul, você deve pensar sobre o oceano, tecnologia e tranquilidade.
Evening glory (hyacinth fields Netherlands)
Creative Commons License photo credit: Bas Lammers

Roxo é uma cor geralmente associada à realeza e é também a mais apreciada por pré-adolescentes sobre qualquer outra cor. Quando pensar em roxo o sentimento mais comum são: influência, poder espiritual, auto-expressão, a dignidade, aspirações elevadas, royalties, espiritualidade, nobreza, cerimônia, mistério, a transformação, a sofisticação, arrogância, sonhos, imaginação, riqueza, extravagância, magia, criatividade , a energia, o ego, ambição, fama, luxo e poder. Quando pensar em pensar de roxo monarquia, as crianças e luxo.
Free Child Walking on White Round Spheres Balance Creative Commons
Creative Commons License photo credit: Pink Sherbet Photography

Branco é uma cor pura e é normalmente associada a ser bom, é também a cor mais aceita nas religiões. As típicas emoções derivadas do branco são: espiritualidade, a paz, a maior autonomia, pureza, virgindade, reverência, simplicidade, pureza, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, frio, clínicas, esterilidade , clareza, perfeição, inocência, bondade, luz, justiça, segurança, positividade, fé, frieza, caridade, união, auto-sacrifício, santidade, divindade feminina, prisco, castidade e positividade. Quando pensar em branco pensar igreja, bondade.

Noche de luna llena - Full moon night
Creative Commons License photo credit: *L*u*z*a* return to nature

Preto é uma cor que tenha conotações negativas, por vezes misterioso e que pode criar a imagem errada quando utilizados indevidamente. O típico sentimentos que são derivados de preto são: proteção, repelindo negatividade, poder, sexualidade, sofisticação, elegância, mistério, o medo, a maldade, o anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, arrependimento, raiva, no subsolo, espaço secretismo , noite, vazio, dramáticas, autoridade, prestígio, tristeza, raiva, e grave. Quando pensar em preto você deve pensar em espaço, o mal eo mistério.

Stages
Creative Commons License photo credit: Clearly Ambiguous

Na Wikipedia temos esse resumo sobre as cores:
Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas.
* Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
* Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, “pare”;
* Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade;
* Ciano: tranqüilidade, paz, sossego, limpeza, frescura;
* Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro (Estados Unidos), boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
* Amarelo:velocidade, concentração, optimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
* Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
* Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
* Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
* Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição;
* Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
* Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

Como organizar um quarto de criança seguro, útil e bem decorado


Organizar um quarto de criança pode parecer impossível e difícil, mas com um pouco de organização e criatividade é possível deixar o local bonito e seguro. O quarto do seu filho não é só um lugar para dormir, serve também estudar, brincar, ler, ver televisão, brincar com aquele monte de amigos nas férias ouvindo música e se divertindo. Sabendo disso é preciso envolver a criança na organização desse quarto, pedir sua opinião e estabelecer regras de uso em conjunto, assim o objetivo de um quarto lindo e organizado por ser alcançado sem tanto desgaste.

Algumas idéias sobre como organizar um quarto infantil:

 

* Crie um local grande com prateleirasou armários para manter os brinquedos e as roupas.
* Crianças jogam as coisas, sabemos disso. Que tal então comprar algo bem critiva, como um daqueles sacos que ficam abertos o tempo todo ou algo com uma cesta de basquete, assim até essa mania deles ganha uma utilidade que é guardar, mesmo que jogando, em lugar adequado.
On the Head of a... Tack? (100/365)
* Para crianças menores crie um local seguro para guardar itens de uso na higiene da criança mantendo eles fora de seu alcance.
* Crie um espaço para os desenhos de seu filho comprando um daqueles quadros de cortiça ou de metal que usam imãs para que tudo não fique jogado pelo quarto. e não precisa ser um só, pode ser dois ou três ou então um de tamanho grande.

Creative Commons License                                                         

* Ao escolher almofadas e travesseiros prefira os mais simples e que se adaptem em qualquer situação.
* Para a pintura do quarto procure tintas que facilitem a limpeza.
* Coloque vasos com plantas no quarto, isso ensina a criança a cuidar da plantinha e embeleza o local.

Móveis para quartos de crianças:

Organizar adequadamente os móveis em um quarto infantil é sempre uma ótima idéias porque isso motiva a criança a usar e realizar diversas atividades nesse ambiente.
* Prefira banquinhos de madeira em estilo clássico. Eles podem ser usados para sentar ou mesmo como mesinhas se a criança sentar no chão, para isso procure também por almofadas com desenhos do gosto da criança.
* Procure por peças com materias atóxicos e anti-alérgicos.
* Escolha camas baixas e prefira as que possuírem gavetas embaixo ou na cabeceira.

Organizar um quarto para o seu filho/a deve ser:

* Colorido e cheio de vida
* Projetado de forma a se pensar no futuro, crianças crescem e rápido…
* Incentivador da organização e inpirador para a criança realizar suas atividades.
* Um quarto bem gostoso de usar.
Pronto, agora é só realizar essas pequenas dicas, acrescentar a sua imaginação e a de seu filho/a nesse processo todo e se divertir! :D

Proteja sua casa contra os ácaros e melhore sua saúde


Cuidados diários com os ambientes afastam de perto alergias respiratórias


Proteja sua casa - Foto: Getty Images
Estender a colcha no sol, aspirar as cortinas, nunca deixar uma toalha na mesa das refeições e outras medidas protegem o ambiente doméstico dos ácaros e de outros micro-organismos causadores de alergias. Muitas vezes, nos preocupamos com lugares públicos e esquecemos de olhar a nossa própria casa como fonte de causadores de doenças. E quem sofre com problemas respiratórios, como asma, bronquite e rinite, precisa redobrar os cuidados.

"Dentro de casa há utensílios considerados habitat ideal para o acúmulo de micro-organismos, como a tábua utilizada na cozinha para cortar alimentos, que é feita de madeira, ou a toalha de rosto que não é trocada com frequência no banheiro", explica o infectologista Milton Lapchik. Logo abaixo, você descobre como eliminar a poeira de todos os cantos da casa, protegendo a sua imunidade e sua saúde.

Na cozinha

Pano de prato: eles costumam carregar muitas impurezas, pois além de servir para secar a louça, secam as mãos e ainda podem acumular a poeira da cozinha. Nunca deixe o pano molhado e embolado, pois isso favorece a proliferação de bactérias. Uma dica é ter mais de uma peça na cozinha. Uma delas, exclusiva para as louças e utensílios. Depois disso, estenda no varal para secar. Troque as peças mais de uma vez por semana para evitar o acúmulo de sujeira

Toalha de mesa: deixá-la sobre a mesa, após as refeições é uma péssima ideia. Sobre a toalha recaem todas as impurezas do ar. Outro cuidado é não guardar a toalha suja ou molhada, pois isso aumenta a reprodução de micro-organismos. Se sujou, está na hora de trocar.

Pia de louças: a troca da esponja e do paninho de secar deve ser periódica. "Eles devem ser descartados quando a sujeira não puder ser removida ou antes de começarem a despedaçar", completa o infectologista Milton Lapchik. Além de acumularem gordura, eles são foco de bactérias pois acumulam fragmentos de alimentos. A dica é higienizá-los bem, com sabão e água quente, e esperar que sequem para guardá-los em local seco e limpo.

No banheiro

As toalhas, de banho ou de rosto, sofrem com duas situações: quando estão secas, acumulam poeira. E se ficam úmidas por muito tempo, também podem acumular bactérias e fungos. Além disso, como é usada por várias pessoas acaba tornando-se em um meio de transmissão desses micro-organismos. Em casa, a dica do especialista é de trocar as toalhas sempre que se encontrarem sujas ou que impossibilitem a limpeza correta. Mesmo se estiverem secas, procure deixá-las estendidas e não jogadas no quarto ou no banheiro para não acumular ácaros.

Na sala

Tapetes e carpete também podem ser uma ameaça para a saúde, principalmente para o sistema respiratório. Dependendo do material utilizado na confecção, o próprio tecido pode desencadear alergias, ao soltar fiapos minúsculos no ambiente. Mas o que geralmente provoca reações alérgicas são os elementos que se depositam nele, como poeira, ácaros e pelos de animais. Segundo a pediatra Elza Yamada, o ideal é retirar os resíduos diariamente para que não haja o acúmulo. "Utilizar produtos adequados duas vezes por semana, além da limpeza diária, podem garantir um local limpo e sem riscos de ocasionar processos alérgicos", enfatiza a pediatra. Portanto, não esqueça de:
Extermine os ácaros - Foto: Getty Images- Manter a sala sempre arejada e ensolarada;
- Limpar a mobília com pano úmido com frequência superior a uma vez por semana;
- Aspirar o sofá, tapetes e carpetes, além de passar pano úmido no piso periodicamente;
- Aspirar as cortina uma vez por semana. Em caso de cortinas de tecido leve, lave-as a cada 15 dias no máximo.

No quarto

Quando mal conservados, os lençóis, travesseiros, colchões e cobertas são verdadeiros depósitos de micro-organismos, causadores de alergias. Eles podem reunir ácaros, poeira e até células mortas do corpo. Quanto maior o tempo desde a última higienização, maior a quantidade dessas partículas alojadas no local. Segundo Elza Yamada, colchões e travesseiros de quem já tem pré-disposição para alergias precisam ainda mais de cuidados. "O ideal seria lavar as roupas de cama com frequência e colocar o colchão, travesseiros e edredons para tomar sol", explica a pediatra.

Aprenda a preparar as roupas de cama para a chegada do inverno


Quando juntam muita poeira, elas são a porta de entrada para alergias respiratórias

Noite de sono - Foto Getty Images

Depois de meses de calor, de repente a temperatura baixa e quando você vai tirar as cobertas do armário está aquele cheiro de guardado, aí vem espirros, desconforto e até o sono sai perdendo. Quem tem rinite ou bronquite sofre o dobro. O problema é que no inverno, cresce o número de casos de alergias respiratórias, típicas dos dias frios. Os principais sintomas são a tosse, a coriza e a coceira nos olhos, na garganta e, muitas vezes, na pele. Os causadores dessas alergias variam muito, podendo ser alimentos, tecidos, pelos ou penas de animais, poeira, mofo e até o pólen das flores.

Durante a estação fria, os mais comuns são o mofo e a poeira. Segundo Jaime Rocha, infectologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica/ DASA, a primeira providência é descobrir a fonte da alergia, que deve ser diagnosticada por um médico especialista. Depois, é preciso encontrar meios de ficar longe do agente causador das alergias. Rocha lembra que os tratamentos devem ser sempre prescritos por médicos, e podem incluir remédios anti-alérgicos, cortisona, dentre outros. 
O especialista também reforça que a alergia é uma "resposta imunológica exagerada", isto é, ocorre quando nosso organismo reage com exagero a alguma substância estranha. É por isso que se prevenir é tão importante. E tudo começa com a limpeza do ambiente em que você vive. A seguir, nós mostramos como deixar o seu quarto e as roupas de cama um brinco. 

Quarto: os males da cama

Eles podem reunir ácaros, poeira e até células mortas do corpo. Quando mal conservados, os travesseiros, colchões e cobertas são verdadeiros depósitos de micro-organismos, causadores de alergias. Quanto maior o tempo desde a última higienização, maior a quantidade dessas partículas alojadas no local. Segundo a especialista, colchões e travesseiros de quem já tem pré-disposição para alergias precisam ainda mais de cuidados. "O ideal seria lavar as roupas de cama com frequência e colocar o colchão, travesseiros e edredons para tomar sol", explica a pediatra Elza Yamada.