quinta-feira, 28 de abril de 2011

O significado das cores e seus efeitos nas pessoas


Creative Commons License photo credit: josef.stuefer
 
Cores, cada um tem uma preferida e que se identifica mais, isso é decorrente talvez das sensações que temos ao vermos certa cor ou é parte somente do gosto mesmo, o fato é que essas cores causam algum tipo de sensação e isso precisa ser levado em conta quando usado em design, decoração, em pinturas de casas e cômodos etc.

Psicologia das cores. Um texto mais completo sobre o significado das cores

A psicologia das cores não é uma ciência, mas um estudo em curso, dos efeitos que a cor tem sobre a psique humana. Embora algumas cores universalmente irá impulsionar diferentes emoções dentro de uma determinada região, pode haver diferentes resultados em função da idade grupos também.

A Rose for LuAnn
Creative Commons License photo credit: Randy Son Of Robert

Vermelho é a cor mais emocional que irá entregar qualquer um dos seguintes sentimentos aos seus visitantes / leitores, dependendo do maneirismo e intenções de usá-lo você tem que usá-lo: energia, força, paixão, erotismo, fogo, luxúria, desejo, de sangue , risco de guerra, perigo, atenção e romance. Quando você pensa desta cor que você deve estar pensando sobre o coração, e parar de sinais fogo caminhões.

String of hearts
Creative Commons License photo credit: aussiegall

Pink cor suave que irá entregar os seguintes sentimentos: Romance, amor, amizade, feminilidade, a verdade, a passividade, a boa vontade, cura emocional, a paz, calma, carinho, maturidade emocional, cuidando, alimentando, sabor doce, doce cheiro, ethereal, delicadeza. Pode também dar a emoção de dedicar ao câncer de mama. Por razões óbvias, pode ver porque a National Breast Cancer Foundation (Fundação Americana sobre câncer de mama) escolheu esta cor para o cancro da mama sensibilização mês. Você deve estar pensando sobre as mulheres, romance e balas quando você pensa desta cor.

Red and Orange Butterfly on a yellow flower - France - July 2006
Creative Commons License photo credit: Gaetan Lee

Laranja é uma cor estimulante e é utilizada para ser associado com a vida e saúde. Nos restaurantes, é utilizado para incentivar apetite. Laranja é também associado com a tropicais, frescas e revigorantes. Laranja geralmente está associada com os seguintes sentimentos: calor, energia, vitalidade, o sol, amigável, intensa, alegria, trópicos, um crescimento de coisas, o calor, a criatividade, outono, Terra, estimulantes do apetite, e da juventude. Quando você pensa sobre laranja você deve estar pensando sobre as laranjas frescas, sunsets e amanheceres.

Free dirty distressed scratched leather texture for layers
Creative Commons License photo credit: Pink Sherbet Photography

Marron é um tom terroso e geralmente está associada com o crescimento e a vida. Ao usar o marrom é geralmente associada com a saúde e a natureza. O típico emoções derivadas de castanha são: terra, pensamento materialista, em casa, ao ar livre, de baixo custo, fiabilidade, credibilidade, conforto, durabilidade, estabilidade, simplicidade, conforto, longevidade, intimidade, tranquilidade, masculina, alimentando, contentamento, fertilidade, a generosidade, a sujeira , substância, praticidade, e trabalho duro. O Marron é melhor usado com uma textura para atribuir estas coisas, caso contrário, ela é simplesmente a planície de uma só cor. Quando você pensar de marrom deve ser pensando em terra, madeira etc.

The force be with you
Creative Commons License photo credit: controltheweb

Ouro é uma cor que exerce riqueza e tem um sentido geral de classe a ele associados. A fim de ser utilizado correctamente para obter estas conotações ainda que deve ser brilhante em alguns maneirismo outro que parece barato. A óbvia e só pensar que vem à mente quando se utiliza ouro é o dinheiro. Dinheiro e riqueza são as duas principais associações e universal com a cor ouro. Quando pensar em ouro você deve estar pensando em casamentos, bandas de classe, e riqueza.
Lemon splash
Creative Commons License photo credit: Lori Greig

Amarelo (Amarelo) é dito para estimular a atividade mental e ser uma das cores primárias de atenção. Ao usar o amarelo é melhor não utilizá-lo demasiado leve ou perde é estimular efeitos. O típico emoções que são derivados de amarelo são: inteligência, luz, a cooperação, a luz do sol, alegria, felicidade, inteligência, energia, alegria, otimismo, pureza, carinho, honra, prudência (apenas quando utilizados em pequenas quantidades), covardia (embora apenas nos últimos trinta anos ou mais), a imaginação, a esperança, o Verão, a filosofia, a incerteza, intranqüilidade, de glória, e iluminação. Quando você está pensando em você deve estar pensando amarelo do sol, de religião e de precaução sinais.

little monks playing in the afternoon
Creative Commons License photo credit: Sukanto Debnath
Verde é uma terra e de apaziguamento cor que pode também implicar inteligência também. Tem também as implicações do dinheiro com isso, mas normalmente apenas nos os E.U.A. Normalmente verde está associado com as seguintes emoções: terra mãe, cura física, monetária sucesso, abundância, fertilidade, crescimento, renovação, da juventude, a estabilidade, a resistência, a frescura, a natureza, o ambiente tranquilo, refrescante, calma, esperança, imortalidade, da saúde, cura, boa sorte, a renovação, a juventude, a inveja, as árvores, grama, vigor, crescimento, a harmonia, a inveja, calma, a contemplação, e simpatia. Quando pensar em verde você deve estar pensando em dinheiro, saúde e tranqüilidade.

wham:a different corner
Creative Commons License photo credit: visualpanic
Azul é a cor da sabedoria e da confiança, que é também a cor preferida de mais de 2 / 3 das pessoas no mundo e é a cor que a maioria das culturas aceitam. Isto pode ser porque o céu é azul e a água reflete o céu visto fazendo mais coisas sobre o planeta azul. É geralmente associada com a tecnologia e progressiva criatividade. Os sentimentos mais comuns que as pessoas têm com o azul são: comunicação, sabedoria, proteção espiritual inspiração, calma, tranquilidade, fluidez, água, mar, criatividade, paz, calma, mais elevados pensamentos, o céu, devoção, progresso, liberdade. confiança, lealdade, inteligência, resseguro, artistry, compaixão, tristeza, tranqüilidade, confiança, segurança, limpeza, ordem, conforto, frio, tecnologia, inteligência, idéias, compartilhar, empatia, o relaxamento, a afetividade, inspiração, amizade, paciência, contemplação, infinito, harmonia, não ameaçador, e fiabilidade. Quando pensar em azul, você deve pensar sobre o oceano, tecnologia e tranquilidade.
Evening glory (hyacinth fields Netherlands)
Creative Commons License photo credit: Bas Lammers

Roxo é uma cor geralmente associada à realeza e é também a mais apreciada por pré-adolescentes sobre qualquer outra cor. Quando pensar em roxo o sentimento mais comum são: influência, poder espiritual, auto-expressão, a dignidade, aspirações elevadas, royalties, espiritualidade, nobreza, cerimônia, mistério, a transformação, a sofisticação, arrogância, sonhos, imaginação, riqueza, extravagância, magia, criatividade , a energia, o ego, ambição, fama, luxo e poder. Quando pensar em pensar de roxo monarquia, as crianças e luxo.
Free Child Walking on White Round Spheres Balance Creative Commons
Creative Commons License photo credit: Pink Sherbet Photography

Branco é uma cor pura e é normalmente associada a ser bom, é também a cor mais aceita nas religiões. As típicas emoções derivadas do branco são: espiritualidade, a paz, a maior autonomia, pureza, virgindade, reverência, simplicidade, pureza, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, frio, clínicas, esterilidade , clareza, perfeição, inocência, bondade, luz, justiça, segurança, positividade, fé, frieza, caridade, união, auto-sacrifício, santidade, divindade feminina, prisco, castidade e positividade. Quando pensar em branco pensar igreja, bondade.

Noche de luna llena - Full moon night
Creative Commons License photo credit: *L*u*z*a* return to nature

Preto é uma cor que tenha conotações negativas, por vezes misterioso e que pode criar a imagem errada quando utilizados indevidamente. O típico sentimentos que são derivados de preto são: proteção, repelindo negatividade, poder, sexualidade, sofisticação, elegância, mistério, o medo, a maldade, o anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, arrependimento, raiva, no subsolo, espaço secretismo , noite, vazio, dramáticas, autoridade, prestígio, tristeza, raiva, e grave. Quando pensar em preto você deve pensar em espaço, o mal eo mistério.

Stages
Creative Commons License photo credit: Clearly Ambiguous

Na Wikipedia temos esse resumo sobre as cores:
Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas.
* Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
* Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, “pare”;
* Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade;
* Ciano: tranqüilidade, paz, sossego, limpeza, frescura;
* Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro (Estados Unidos), boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
* Amarelo:velocidade, concentração, optimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
* Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
* Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
* Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
* Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição;
* Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
* Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.

2 comentários:

Obrigada por passar por aqui. Volte sempre!!!