quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aloe Vera - Babosa

babosa


A Babosa (Aloe vera) é uma planta medicinal extremamente conhecida e utilizada no mundo inteiro. Pertence a família das Liliáceas (Liliaceae).




Usos Tradicionais: acne, amenorréia, artrite, caspa, cicatrizes, constipação, feridas, heras-venenosas, herpes, queimaduras, queimaduras de sol, lombriga, psoríase, tuberculose, úlceras.



Propriedades Medicinais: antibacteriano, antiinflamatório, antifúngico, biogênico, colagogo, demulcente, emenagogo, emoliente, hepático, laxativo, purgante, rejuvenescedor, tônico estomacal, vermífugo.



O poder da Aloe Vera é extremamente incrível. Queimaduras profundas tratada com esta planta, algumas vezes conseguem evoluir para uma queimadura de menor grau em poucos dias. Durante as últimas décadas, diversos estudos foram realizados em todo o mundo a fim de se investigar diversas propriedades da Babosa, planta em formato de cacto. A indústria cosmética vê a Aloe vera como base e fitocosmético para vários produtos de beleza, tais como cremes faciais e capilares, limpadores de pele (removedor de impurezas da pele), anti-rugas, fortalecedor do couro cabeludo e desodorantes. Ajuda a combater a caspa, previne contra as rugas hidratando peles ressecadas e flácidas e, aplicada como loção após a barba, é ótimo suavizante para a pele.



Além disso, a Babosa é muito útil para o tratamento de cortes e feridas, acne, coceiras, manchas na pele, picadas de insetos, dores musculares, problemas digestivos, artrite, sinusite e asma, além do já citado combate eficiente à queimaduras, seja por fogo ou raios solares.



Quanto ao tratamento do câncer, nada ainda foi comprovado pela comunidade científica sobre a eficiência da Babosa. Estudos já concluiram que a Babosa fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória e antiviral (inclusive inibindo a multiplicação do vírus da AIDS). Algumas pesquisas isoladas mostraram que os oligossacarídeos presentes na Babosa ajudam a combater as células malignas, no entanto, concluiu-se também que seu consumo não deve ser indiscriminado, pois pode provocar dores abdominais, fortes diarréias (que os defensores do uso da planta afirmam ser o “efeito limpeza”) e, em doses elevadas, pode causar até inflamação nos rins. As mesmas pesquisas mostram que os princípios ativos encontram-se no gel mucilaginoso das folhas da Aloe vera e não na casca da folha.



Cautela com a utilização da babosa é importante, vez que a planta possui alguns efeitos colaterais. Os principais componentes da babosa (aloína, aloeferon, aloetina e barbalodina) são responsáveis pelas propriedades medicinais da planta que, além de cicatrizante, é utilizada como tônico digestivo e laxante. Contudo, como os componentes da babosa têm propriedades emenagogos (aumentam o fluxo sanguíneo), sendo contraindicada na gravidez. Em doses altas, a Aloe vera pode provocar vômitos e se transformar num purgativo drástico, sendo totalmente desaconselhável seu uso em crianças, onde os efeitos colaterais podem ser potencializados. O uso também é contra-indicado em casos de varizes, hemorróidas, afecções renais, enterocolites, apendicites, prostatites e cistites. O uso interno prolongado provoca hipocalemia e favorece o surgimento de hemorróidas. Enquanto cresce a discussão em torno da indicação da Aloe vera para uso interno, por outro lado, é unânime o reconhecimento das propriedades da planta para uso externo. Sobre a pele, as substâncias contidas na babosa agem formando uma camada protetora e refrescante, com amplo uso cosmético e medicinal.

3 comentários:

  1. Olá!
    Adorei o post - este blog deveria ser considerado de utilidade pública pelo conteúdo informativo que tem.

    Bem neste post da "Babosa" eu vou abelhudar (no bom sentido, rs).

    Peço encarecidamente que quem for portador de algum tipo de câncer ou tiver qualquer mioma ou cistos não tome esta planta. Escrevo isto para alertar devido a acontecimentos reais.

    Uma amiga tinha pequenos cistos e um mioma e o médico pediu que ela fosse acompanhando porque não era nada grave - porém ela por ouvir falar começou a ingerir a babosa; quando houve o retorno da consulta com novos exames ela foi direto para sala de cirurgia porque o mioma cresceu assustadoramente e os cistos haviam se multiplicados, o médico perguntou se ela havia ingerido antibióticos ela disse que sim ( mentiu porque ficou com vergonha de dizer que estava ingerindo babosa), resumo teve de extirpar todos os órgãos do aparelho reprodutivo.

    Outra pessoa com câncer, realizando quimioterapia começou a ingerir babosa, e os efeitos foram cruéis, a planta anulou o efeito da quimio e o câncer acelerou o processo destrutivo de tal forma que nem uma outra droga fez mais efeito levando ao óbito.

    Mas babosa como uso externo na pele e cabelos os resultados são excelentes.

    Relatei os dois casos acima não para criar pânico, mas para que as pessoas antes de ingerir as susbstâncias provenientes da babosa consultem um médico ou não use sem conhecimento.

    Os dois casos acima são reais com pessoas próximas.

    Bjs e obrigada pelos posts são sempre muito úteis.

    Com carinho,
    Bella Dourado

    ResponderExcluir
  2. Olá missionária!!! como sempre são muito bons os seus comentários!!! Obrigada por sempre estar aqui e colocando seu conhecimemto!! Foi ótimo seu comentário da Babosa, vou até investigar um pouco para fazer um post futuramente!!!! OBRIGADA
    bjosssssssss

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui. Volte sempre!!!