segunda-feira, 18 de julho de 2011

Tudo sobre o INDUX


UM ALERTA: INTERNET NÃO SUBSTITUÍ CONSULTA MÉDICA! CONSULTE UM MÉDICO
NÃO TOME MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA!
A cada dia que passa me assusto mais com a quantidade de pessoas que acham que os remédios são milagrosos, que curam qualquer problema! Tenho visto diversas dúvidas na internet sobre o Citrato de Clomifeno, o famigerado Indux (ou o Clomid) e pessoas que insistem em tomar estes medicamentos sem orientação profissional adequada.
Vou tentar esclarecer algumas dúvidas. Pra começar, estes medicamentos são antagonistas dos estrógenos, ou seja, eles induzem o aumento da produção de FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (Hormônio Luteilizante), que tem como resultado a ovulação, que ocorre geralmente de 6 a 12 dias depois da série.
Este medicamento só é indicado para mulheres que comprovadamente NÃO OVULAM de forma alguma. Algumas mulheres ficam desesperadas por não conseguirem engravidar e resolvem tomar estes medicamentos por conta própria, o que não é seguro ou indicado. Não são comuns mulheres que não ovulam, em geral a ovulação pode ser diminuída. O tratamento comIndux deve ser começado depois de descartadas todas as outras possibilidades de infertilidade: nem sempre é a mulher que não pode ter filhos, vários homens tem uma produção de espermatozóides diminuída, ou a maturação deles não é completa, ou o sêmen não é de boa qualidade; se desesperar e sair tomando remédio por aí não é a solução para ninguém.
 Mesmo em mulheres, as causas da infertilidade são diversas. Há mulheres que têm falhas fisiológicas ou anatômicas, ou até distúrbios hormonais (de tireóide, por exemplo) e nestes casos o Indux não é o medicamento mais indicado.
Além disso, o remédio pode causar aborto (em 19% dos casos tratados ocorreram), gravidez ectópica, parto prematuro ou, quando tomado inadvertidamente no começo da gravidez, anomalias no feto (que ocorrem em 7 de cada 8 fetos). Pode diminuir a produção de leite, é contra-indicado para mulheres com disfunções hepáticas e é um perigo para pacientes com cistos ovarianos (podem aumentar o tamanho dos mesmos) ou com carcinomas endometrial.
Outros problemas muito sérios estão sendo estudados e relatados em artigos científicos com certa freqüência: defeitos no tubo neural do feto e síndrome de Down. Além dos problemas para o feto, são relatadas inúmeras reações adversas relacionadas ao Clomifeno, que em geral acabam com a suspensão do uso da droga.
O modo de usar é outro problema. Não é fácil de entender, por isso necessita ainda mais de acompanhamento médico. São 3 ciclos:
· 1° ciclo: 50mg (1 comprimido) por 5 dias. Em pacientes que não menstruam pode-se iniciar o tratamento em qualquer dia. Se ocorrer menstruação espontânea, deve-se tomar o medicamento no 5° dia do ciclo menstrual. Se a ovulação ocorrer no primeiro ciclo, não há necessidade de aumentar a dose nos outros 2.
· 2° e 3° ciclos: 100mg (2 comprimidos) por 5 dias, com começo após 30 dias do ciclo anterior. Não se deve ultrapassar a dosagem de 100mg por dia e mais ciclos além dos 3 são contra-indicados.
Outro efeito comum do medicamento, é a gestação múltipla. 7,9% das pacientes tratadas tiveram gêmeos (7%), trigêmeos (0,5%), quadrigêmeos (0,3%) e até quíntuplos (0,1%). Aí vem aquela idéia idiota: “Eu sempre sonhei em ter gêmeos, vou tomar o Indux pra alcançar o meu sonho!” Não seja burra, a chance de ter gêmeos é baixa e, além disso, pode causar danos para você, para a(s) criança(s)!
Outro uso um tanto inusitado (mas tão idiota quanto) que eu vi por aí, foi utilizar estes medicamentos como Anabolizantes. Estranho não? Mas não é mentira não. O Clomid aumenta a produção de testosterona e espermatogênese em homens. Além disso, ainda incentivam o uso do remédio concomitante com HCG (Gonadotrofina Coriônica), outro hormônio utilizado no tratamento da infertilidade feminina. Gente! Quer músculos? Vá malhar! Será que ninguém diz para estas pessoas que estes medicamentos podem causar aparecimento de caracteres femininos (aumento dos seios, afinar a voz, diminuição dos pêlos) e também impotência sexual?
É absurdo o uso abusivo dos remédios que as pessoas fazem ultimamente. Tem problemas para engravidar? Procure um médico, um especialista no assunto. Faça vários exames e só utilize medicamentos com orientação adequada. É mais seguro para você e para seu futuro bebê. O desespero não é bom conselheiro! Se você já tem uma idade mais avançada é ainda mais necessário que busque um profissional, em geral, mulheres mais velhas têm gravidez de risco e é essencial acompanhamento médico nestes casos! Lembrem-se que mesmo que você não consiga ter filhos de forma convencional, ainda há chances pela fertilização in vitro! Pense bem, você não vai gastar seu dinheiro, seu tempo e suas esperanças à toa, não é?
Miss Hayworth

2 comentários:

  1. Muito bom o post esclarecedor e assustador também - já é um problema a luta contra infertilidade de mulhões de casais que sonham com soluções mágicas muitos porque não tem acesso aos programas de fertilização oferecido pelo SUS porque os planos não cobrem a natalidade e a grana é curta.

    Mas assustador e horrendo é dizer que alguém que "se acha" toma isto para fins estéticos. Francamente se não tem postura diante da vida, força para ter um corpo moldado com saúde; vá arrumar um trabalho que exija força bruta ou procure um psiquiatra para evitar ainda mais problemas porque além do problema com a saúde do usuário vai causar problemas para familia, amigos que terão de dar assistência a uma pessoa que procura doença de graça.

    Bjs e abençoada semana

    ResponderExcluir
  2. É verdade, mas como vc disse no seu post sobre as formigas, essas pessoas precisam aprender com elas!!!!! bjossssss querida!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui. Volte sempre!!!