domingo, 8 de agosto de 2010

Esqueci de tomar a pírula!!!! E agora???

A pílula anticoncepcional é um dos métodos mais usados pelas mulheres para prevenir a gravidez. São constituídas por estrogênio e progesterona, apesar de já existirem no mercado versões com novos hormônios e doses reduzidas, causando um mínimo de efeitos colaterais e riscos para a saúde, mas mantendo o máximo de proteção contra a gravidez.

Como tomar a pílula:

A primeira cartela deve ser iniciada no primeiro dia do ciclo menstrual (no primeiro dia da menstruação) e no horário mais conveniente para mulher. A forma de usar é simples: tomar uma pílula por dia, sempre no mesmo horário. Quando terminar a cartela, deve fazer um pausa de 7 dias, durante este tempo a menstruação irá aparecer. No final dos 7 dias deve iniciar uma nova cartela. É importante ler sempre as instruções.

O que fazer se se esquecer de tomar a pílula:
A solução varia de pílula para pílula, mas ficam aqui as principais medidas de precaução.
Tome a pílula esquecida assim que lembrar e a seguir continue a tomar a cartela normalmente. Se só lembrar da pílula esquecida quando for tomar próxima , pode tomar as duas pílulas ao mesmo tempo. _( Não se esqueça de ler as instruções, este procedimento não é igual para todas as marcas)

Se esqueceu-se de tomar nos últimos sete comprimidos, as pílulas restantes deverão ser tomadas até o final, descartando-se os esquecidos. Uma nova cartela deve ser iniciada logo em seguida, sem intervalos.

Se a mulher se esqueceu de tomar duas ou mais pílulas da cartela é muito importante utilizar uma protecção extra (preservativo) ou não ter relações sexuais até ter tomado a pílula durante 7 dias seguidos.

A protecção da pílula diminui se não for usada correctamente. E lembre-se que a pílula não a protege de doenças sexualmente transmissíveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por passar por aqui. Volte sempre!!!