sábado, 12 de fevereiro de 2011

Brigas no casamento



Muita gente fala que o primeiro ano de casados é o mais cheio de brigas. Isso porque cada um vem de uma família e tem hábitos diferentes.
Um gosta de dormir cedo, o outro, de assistir TV até tarde; um costuma jantar lanches, o outro quer arroz e feijão toda noite.


Acho que nenhum casal, por mais harmoniozo que seja, consegue escapar desses pequenos atritos no dia a dia. A intensidade e freqüência depende de outros fatores: se moravam com os pais ou sozinhos, se são mimados ou independentes, quanto tempo namoraram etc.
Agora, a gente tem que tomar cuidado para que essas mini brigas não virem uma guerra de marido e mulher. Gostei das dicas que li nesta matéria: não insulte, não grite, não fale mal da família ou dos amigos do cônjuge, evite fazer comparações com você mesmo e jamais, nunca, em hipótese alguma, fale “Eu te disse”.
São “detalhes” que fazem a diferença. Porque, quando a cabeça dos dois esfria, não ficam mágoas e a questão é resolvida.


Isso me lembrou muito o curso de noivos  em que falam e repetem que essa coisa de “eu sou assim”, “sempre fui nervoso” e “a culpa não é minha” não existe. Defeitos de caráter e temperamento ruim são coisas que, por mais arraigadas que sejam, podem e devem ser mudadas dentro do casamento. Se não, não há amor que resista.
Pra finalizar, um versículo bíblico de que gosto muito: Efésios 4:26 – “Não deixe o sol se por sobre a sua ira” (ou seja, resolva os perrengues no mesmo dia, para a raiva não criar raízes).

2 comentários:

  1. Tenho 18 anos de casada e ainda estou aprendendo a conviver a dois, acredito que é um aprendizado eterno, pois passamos durante a vida por várias fases.
    BjoBjo;)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse post, tô vendo que tenho muita coisa boa pra ler e aprender no seu blog. Parabéns e obrigada por compartilhar seu conhecimento. =)

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui. Volte sempre!!!