quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Alimentação na gravidez

A grávida carrega dentro de si um outro ser, no entanto a velha ideia de que tem de "comer por dois" é totalmente incorreta. Pelo menos três meses antes de tentar engravidar, a mulher deve aproximar-se o máximo possível do peso ideal, pois não é aconselhável emagrecer durante a gravidez.


É importantíssimo manter um aumento de peso adequado para a gestação. A dieta da mãe durante a gravidez afeta a condição da criança ao nascer.

A grávida deve seguir uma dieta equilibrada e variada, rica em fibras, frutas e legumes e baixo teos de gorduras saturadas. Deve priorizar a qualidade e não a quantidade.

Este tipo de alimentação fornece as calorias e os nutrientes necessários às mamães e aos bebês, sem que a mãe adquira excesso de peso.

Aumento de peso na gravidez

Durante a gravidez, a mulher de estatura média tende a aumentar entre 9 a 12 quilos, devido a uma série de alterações que se verificam no organismo:

  • FETO - 3,2 quilos.
  • PLACENTA - 0,5 quilos.
  • LÍQUIDO AMNIÓTICO - ± 1 quilo.
  • ÚTERO - ± 1 quilo.
  • AUMENTO DO VOLUME SANGUíNEO - ± 1 quilo.
  • AUMENTO DO VOLUME DOS SEIOS - ± 1 quilo.


Feitas as contas, cerca de 7,5 quilos de aumento de peso resultam diretamente da gravidez. Os restantes correspondem a gordura e líquidos que se acumulam no organismo da grávida.

Evite açúcares, modere na cafeína e corte totalmente o álcool e o fumo

A mulher que deseja engravidar deve, antes de mais, cortar nos produtos açucarados, evitar o consumo de cafeína e abster-se de bebidas alcoólicas .

Segundo os especialistas, mais de 300 miligramas de cafeína por dia - o que corresponde, por exemplo, a mais de três ou quatro xícaras de café - pode reduzir a fertilidade em cerca de 27%. Por outro lado, há estudos que estabelecem uma relação direta entre o consumo excessivo de cafeína e o aborto ou anomalias no desenvolvimento do feto.

Se, no caso da cafeína, os médicos sugerem o consumo moderado, em relação ao álcool o conselho é mais radical: a abstinência. Tendo em conta estudos recentes, o ideal é que a mulher desista das bebidas alcoólicas antes mesmo de engravidar.

Outro fator de risco é o cigarro. Os especialistas tendem a aconselhar a mulher que deseja engravidar a deixar de fumar, na medida em que este vício pode gerar complicações graves durante a gravidez e parto.
É claro, que este conselho se aplica também ao consumo de todo o tipo de drogas.

Suplemento de vitaminas e minerais para gestantes

Por mais cuidado que se tenha com a alimentação, é aconselhável o recurso extra de suplementos de vitaminas e minerais (cálcio, magnésio e potássio), antes e durante a gravidez.

Os suplementos constituem apenas uma forma de reforçar as vantagens de uma dieta equilibrada e saudável. Mas lembre-se o suplemento não substitui de todo as, pelo menos, três refeições diárias.

Não exagere no sal

É necessária apenas uma pequena quantidade de não mais que 5 g no final da gravidez. Não mais do que isto, porque este está presente na alimentação. Evite alimentos salgados, águas mineralizadas e seja suave no tempero. O excesso de sal pode ocasionar retenção de água e, por vezes, edemas. Favorece a hipertensão arterial em mulheres que já têm esta predisposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por passar por aqui. Volte sempre!!!