A toranja ou toronja (Citrus x paradisi) é um citrino híbrido, resultante do cruzamento do pomelo (Citrus maxima) com a laranja (Citrus x sinensis). Este fruto também é conhecido pelos nomes de jamboa, grapefruit, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha, laranja-romã entre outras denominações.
Ácida e azeda com uma doçura latente, a toranja tem uma suculência similar à da laranja e possui muitos dos mesmos benefícios para a saúde. A toranja é um citrino grande, parente da laranja e do limão, e é categorizada como branca (loira), rosa ou rubi. No entanto, esta terminologia não reflete a cor da sua casca (amarela ou amarelo rosado) mas a cor da sua polpa.
As toranjas costumam variar em diâmetro, entre 10 a 15 centímetros, com algumas variedades contendo sementes, e outras não. De sabor agradável, como seu nome em latim, Citrus paradisi já o diz.
A árvore da toranja é subtropical, cultivada pelo seu amargo fruto que, originalmente, foi nomeada de "fruta proibida" em Barbados [1].
Estas árvores têm geralmente cerca de 5–6 m (16-19 pés) de altura, embora possam atingir 13–15 m (43-49 pés). As folhas são verde escuras, longas (até 150 mm, ou 6 polegadas) e magras. Produzem flores brancas de quatro pétalas, com 5 cm (2 polegadas. A fruta tem casca amarelo-alaranjada de formato esférico-achatado. A carne é segmentada e ácida, variando em cores, dependendo do cultivo, que inclui brancos, rosados, tintos e polpas de diferentes doçuras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por passar por aqui. Volte sempre!!!